Economia

Indústria recua devido a queda na extração de petróleo e minério de ferro

O extrativismo responde por cerca de 16% do PIB industrial. Os resultados do trimestre também confirmam a queda da construção civil, que tem peso de cerca de 22% no setor

postado em 29/05/2013 10:18
A queda na produção da extração de petróleo e de minério de ferro contribuiu para o recuo da indústria. A gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis, lembrou que várias plataformas ficaram paralisadas no período para manutenção. O extrativismo responde por cerca de 16% do PIB industrial.

[SAIBAMAIS]Os resultados do trimestre também confirmam a queda da construção civil (-1,3%), que tem um peso de cerca de 22% no setor. No último trimestre, a construção havia apresentando queda de 0,2%. E nos anteriores, vinha crescendo.



Na indústria da transformação, responsável por metade do PIB da indústria, ajudou a puxar para baixo o desempenho o resultado do subsetor de máquinas para escritório e equipamentos de informática. A concorrência externa, analisou o IBGE, ainda prejudica a indústria têxtil e do vestuário.

;Dentro da indústria, a produção de bens de capital foi o grande destaque, que afetou positivamente o indicador de investimentos;, comentou a gerente do IBGE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação