Economia

Otimismo da expectativa dos consumidores brasileiros cresce 1,8% em maio

De acordo com a pesquisa, a melhora no INEC recuperou a maior parte da queda observada em abril, em que o índice recuou 1,9% com relação a março

postado em 29/05/2013 11:36

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) dos brasileiros aumentou 1,8% em maio, recuperando maior parte da queda no otimismo observada em abril ; que registrou 112,1 pontos, um recuo de 1,9% frente a março. Os dados fazem parte da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (29/5).

[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisa, a melhora no INEC ocorreu devido ao aumento nas expectativas em relação à inflação, à renda pessoal, à situação financeira, ao endividamento e a compras de bens de maior valor. Já o índice de expectativa de evolução de desemprego recuou 1,1% em maio em relação a abril. A queda sinaliza que aumentou o pessimismo dos brasileiros sobre o nível de emprego nos próximos seis meses.



O índice de compra de bens de maior valor registrou crescimento de 3,2% em maio frente a abril. Essa alta mostra expectativa de aumento nas compras de bens como móveis e eletrodomésticos. As expectativas sobre a inflação cresceu 2,5%, mostrando menor preocupação dos brasileiros com a evolução dos preços, as perspectivas em relação à renda futura tiveram alta de 2%.

Com relação a avaliação dos consumidores sobre a evolução financeira nos últimos três meses, o indicador cresceu 2,9% em maio. Já a expectativa de evolução do endividamento ficou praticamente estável, ao registrar alta de apenas 0,4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação