Economia

Investimento confirma que crescimento da economia brasileira é consistente

A economia está crescendo a um ritmo de 2,2%, o mesmo ritmo observado no último trimestre do ano passado

postado em 29/05/2013 17:08
Rio de Janeiro - O crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro trimestre deste ano, confirma o ;excelente desempenho da formação bruta de capital fixo;, que é a taxa de investimento na economia, avaliou nesta quarta-feira (29/5), no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Ele reforçou que, de maneira geral, o crescimento da economia brasileira está em curso. ;A economia está crescendo a um ritmo de 2,2%, o mesmo ritmo observado no último trimestre do ano passado, mas com uma diferença qualitativa positiva. É que os investimentos estão em ascensão, estão crescendo. Isso significa um crescimento mais saudável. Significa que a relação entre investimento e PIB está subindo;.

Coutinho destacou que a formação bruta de capital foi a principal alavanca do aumento do PIB, pelo lado da demanda, com crescimento de 4,6% no período, e de pouco mais de 24% anualizado, ;confirmando os nossos dados de aceleração do investimento;. Ressaltou também a expansão forte da agricultura (9,7% nos três primeiros meses do ano), já esperada.



O presidente do BNDES observou que o resultado do setor de serviços e do comércio exterior ficou aquém do desejado. A área de serviços evoluiu 0,5% no trimestre. As exportações caíram 6,4%, contra incremento de 6,3% das importações. ;Só isso retirou 1,7 ponto percentual da taxa de crescimento trimestral do PIB;. Os números refletem, segundo Coutinho, a situação desfavorável no comércio internacional, ;ainda sob um forte acirramento de concorrência em manufaturas e uma moderada redução de preço de commodities [produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado externo];.

Ele reiterou a confiança de que a economia vai crescer ao longo do ano, mostrando bom resultado. A queda registrada na indústria extrativa se deve, em boa parte, à exportação de produtos, enquanto a indústria de transformação mostrou crescimento modesto, mas positivo no trimestre, de 0,3%, mostrando que, ;devagarinho, as coisas vão melhorando;, disse.

Luciano Coutinho disse que, do ponto de vista do BNDES, não há indícios de arrefecimento do crescimento dos investimentos no segundo trimestre. ;Ao contrário. Nossos desembolsos em abril e maio estão muito firmes;. Os desembolsos efetuados nesse bimestre indicam crescimento superior a 50%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação