Economia

Austeridade provoca protesto de mais de mil pessoas em Frankfurt

Os manifestantes também preveem bloquear grandes bancos, especialmente a sede do Deutsche Bank, o mais importante banco alemão

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 07:55
Manifestantes seguram cartazes em frente ao Banco Central Europeu (BCE)

Frankfurt Am Main - Mais de mil pessoas se manifestavam nesta sexta-feira (31/5) em frente ao Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, para criticar as políticas de austeridade na Eurozona, convocadas pela organização anticapitalista Blockupy, constatou um jornalista da AFP. Segundo a polícia, o número de manifestantes era de 1.200 a 1.500, enquanto a Blockupy informou sobre 3.000 participantes.

Desde quarta-feira, várias grades cercavam o BCE para impedir que os manifestantes se aproximassem. Centenas de policiais foram mobilizados no centro da cidade, apoiados por helicópteros de vigilância, segundo um porta-voz da polícia. "Manifestantes tentaram ultrapassar as barreiras", declarou um porta-voz, que acrescentou que as forças de segurança utilizaram gás de pimenta.

Já um porta-voz do BCE explicou à AFP que a instituição tomou as medidas necessárias para garantir a segurança de seus trabalhadores, em coordenação com a polícia. "O BCE permanecerá operacional durante as manifestações", disse o banco em um comunicado.



[SAIBAMAIS]Os manifestantes, que protestam contra a austeridade e a gestão que a União Europeia está fazendo da crise, também preveem bloquear grandes bancos, especialmente a sede do Deutsche Bank, o mais importante banco alemão. Muitos estabelecimentos pediram que seus empregados trabalhem em casa.

No sábado, no aniversário de 15 anos da fundação do BCE, está prevista a realização de uma manifestação no centro de Frankfurt na qual os organizadores esperam a presença de 20.000 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação