Economia

Cerca de 2.000 manifestantes em Franckfurt contra austeridade e especulação

Entre 600 e 700 manifestantes também participaram de uma passeata peça principal rua comercial da cidade para protestar contra as condições de trabalho na indústria têxtil

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 14:21
FRANKFURT - Cerca de 2.000 pessoas reuniram-se nesta sexta-feira (31/5) em Frankfurt em frente ao Banco Central Europeu (BCE) para protestar contra a austeridade e a especulação agrícola, convocadas pela organização Blockupy.

Nesta manhã, entre 1.200 e 1.500 manifestantes segundo a polícia, 3.000 de acordo com os organizadores, cercaram a sede do BCE, símbolo da gestão da crise na zona do euro, para denunciar "uma política de esgotamento, particularmente para os países do sul da Europa".

Os manifestantes se dispersaram no final da manhã. "Apesar da chuva, o cerco ao BCE foi um sucesso", declarou Blockupy em sua conta no Twitter.

Barreiras tinham sido erguidas na quarta-feira (29/5) em torno do edifício da instituição monetária, localizado no centro da cidade, para impedir a aproximação dos manifestantes. Centenas de policiais foram mobilizados no centro da cidade, apoiados por helicópteros de vigilância, segundo um jornalista da AFP.

"Os manifestantes tentaram romper as barreiras", declarou um porta-voz da organização, acrescentando que os agentes da polícia usaram spray de pimenta. Nenhum incidente maior foi registrado, mas várias pessoas foram detidas, algumas delas por um curto período.



Um porta-voz do BCE declarou à AFP que a instituição tinha tomado as medidas necessárias para garantir a segurança de seus funcionários, em coordenação com a polícia.

Algumas centenas de manifestantes também se reuniram pela manhã diante da sede do maior banco da Alemanha, o Deutsche Bank, para protestar contra a sua oferta de produtos de especulação agrícola, que eles consideram responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos.

No início da tarde, entre 650 e 700 manifestantes também participaram de uma passeata pela principal rua comercial da cidade para protestar contra as condições de trabalho na indústria têxtil.

Outros 700 manifestantes foram ao aeroporto de Frankfurt para protestar contra a deportação de requerentes de asilo. Cerca de 200 deles foram autorizados a entrar no aeroporto.

Sábado, no 15; aniversário da fundação do BCE, a organização Blockupy anunciou a realização de um protesto no centro da cidade de Frankfurt, para o qual são esperados 20 mil participantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação