Economia

Alckmin pede renegociação da dívida de São Paulo e reforma do ICMS

O governador de SP destacou a complexidade do tema [ICMS], porque a reforma envolve interesses de todos os 27 estados

postado em 31/05/2013 16:38
São Paulo ; O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu nesta sexta-feira (31/5), em encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação da dívida do estado, que atualmente de R$ 190 bilhões, em mais R$ 7 bilhões. ;Nossa dívida está em queda, temos um espaço fiscal e, no Programa de Ajuste Fiscal, há uma perspectiva nesse valor de novos financiamentos. Isso vai nos possibilitar investir em infraestrutura;, disse Alckmin. Ele conversou com o ministro também sobre a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No caso do ICMS, Alckmin destacou a complexidade do tema, porque a reforma envolve interesses de todos os 27 estados. ;Procuramos colaborar nesse conjunto e [entendemos] que [isso] não deve ser feito de forma fatiada", disse o governador. "É preciso ter visão de conjunto;, defendeu.



O governador lembrou que as alíquotas são elevadas e assimétricas. ;Defendemos uma alíquota mais baixa (4%) e igual para Brasil inteiro. Ou que seja, no máximo, 4% para o Sul e o Sudeste, de 7% para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste e de 9% para a Zona Franca de Manaus.;

O ministro da Fazenda reuniu-se também com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que não concedeu entrevista. Mantega também não falou com a imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação