Agência France-Presse
postado em 01/06/2013 21:11
A companhia aérea venezuelana Conviasa recebeu neste sábado três aparelhos E-190 da brasileira Embraer, em uma cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Maiquetía, assistida pelo presidente Nicolás Maduro.[SAIBAMAIS]"Estão chegando três aviões da Embraer para fortalecer a empresa socialista Conviasa", disse Maduro em Maiquetía, na região de Caracas, durante a cerimônia transmitida pela TV estatal.
Desde setembro passado, a Venezuela recebeu seis aviões da Embraer comprados pelo governo para reforçar a frota da Conviasa, que responde por 16 rotas nacionais e seis internacionais, incluindo Buenos Aires, Madri, Bogotá e Havana.
Em julho de 2012, com base na entrada da Venezuela no Mercosul, o então presidente Hugo Chávez, falecido em março passado, acertou o pagamento de 270 milhões de dólares pelos E-190, aparelhos com capacidade para até 104 passageiros.
O acordo incluiu ainda 14 opções de compra do mesmo modelo, o que pode elevar a transação a 900 milhões de dólares. "Obrigado, presidenta Dilma Rousseff", disse Maduro, recordando que a Venezuela adquiriu os aviões graças a "acordos estratégicos" firmados com o Brasil. A Conviasa planeja abrir ao menos três novas rotas internacionais, para Manaus, Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Panamá.