Economia

Estudo traça perfil das exportações fluminenses e aponta oportunidades

O documento revela que as exportações fluminenses aumentaram mais de quatro vezes entre 2004 e 2012

postado em 02/06/2013 14:05
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lança amanhã (3), no Palácio Guanabara, o estudo Perfil Exportador do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa dá sequência à série de perfis semelhantes elaborados para Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Ceará, Pará e Amazonas. O documento revela que as exportações fluminenses aumentaram mais de quatro vezes entre 2004 e 2012, com taxa média de crescimento de 20% ao ano, impulsionado principalmente pelas vendas dos segmentos de petróleo e gás natural e siderúrgico.

No ano passado, as exportações do Rio de Janeiro totalizaram US$ 28,8 bilhões. Segundo avaliou hoje (2) em entrevista à Agência Brasil a subsecretária de Serviços e Comércio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, o estudo traça o retrato da cultura exportadora fluminense.



;É um estudo da maior importância porque faz um levantamento do mercado e dos setores do estado que terão maior oportunidade para exportação, com maior demanda no mercado internacional. E isso se torna importante porque o planejamento é necessário. De um lado, preparar as empresas, dizer aos empresários como deve ser o comportamento deles, que vai desde qualidade e inovação do produto, até mesmo postura diante do mercado. De outro lado, diz aonde estarão os nichos de oportunidade, quais os países e continentes onde há demanda específica por um produto;, destacou Dulce.

A subsecretária comentou que ao mesmo tempo em que se constata que as exportações fluminenses estão crescendo, a ideia é que elas cresçam ainda mais. ;Porque, se de um lado a exportação é geradora de imposto para o estado, ela também é geradora de muito emprego. Então, interessa muito ao estado desenvolver esse nicho da exportação;. Lembrou que as campanhas para ampliação da qualidade dos produtos exportados acabam refletindo também em melhorias para o mercado interno. ;Além de se preparar para exportar, eles [empresários] também estão se preparando para o mercado interno;.

O estudo da agência mostra, ainda, que os Estados Unidos foram o principal destino das exportações do Rio de Janeiro, no ano passado, respondendo por 24% do total. Seguem-se China e Índia, com 17% e 11% de participação, respectivamente.

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