postado em 05/06/2013 07:58
Washington - A montadora americana Chrysler (do grupo Fiat) rejeitou na terça-feira um pedido das autoridades dos Estados Unidos para organizar um recall de 2,7 milhões de veículos após uma série de incêndios nos tanques de gasolina de jipes que provocaram mortes.
[SAIBAMAIS]A Administração de Segurança Viária (NHTSA) solicitou na segunda-feira a Chrysler o recall dos modelos Grand Cherokee fabricados de 1993 a 2004 e do Liberty (2002 a 2007), que totalizam 2,7 milhões de automóveis.
"Mas a empresa não concorda com as conclusões da NHTSA e não pretende anunciar o recall dos veículos mencionados na investigação, por considerar que são modelos seguros e sem defeitos", alegou a Chrysler.
Em uma carta enviada em 3 de junho, a NHTSA afirma que uma investigação iniciada ano passado chegou a uma conclusão "preliminar" sobre riscos provocados no caso de impacto na parte traseira dos veículos.
Menciona pelo menos 32 acidentes do tipo que provocaram incêndios nos tanques de gasolina dos modelos Grand Cherokee, com saldo de "44 mortos", e de "pelo menos cinco acidentes fatais em batidas traseiras do Liberty, com sete mortos".