Jornal Correio Braziliense

Economia

Governo avalia efeito da redução do IOF sobre dólar, afirma Mantega

O ministro da Fazenda descartou que a medida seja em razão de o governo estar com dificuldades de venda de títulos para os investidores estrangeiros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (5/6) que o governo ainda está avaliando se a redução a zero do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) já fez efeito no preço do dólar, mesmo com a moeda norte-americana com o preço reduzido nesta manhã. O decreto com a alteração foi publicado nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União.



O ministro descartou também qualquer relação entre o déficit em conta corrente do Brasil e o combate à inflação. ;Não é inflação, porque a inflação é combatida de outra maneira. E é bom que se diga que [a inflação] está caindo. Por exemplo, os preços dos alimentos todos estão caindo e a safra começou. Então, daqui para frente a inflação será cada vez menor;, disse.

Ele descartou ainda que a medida seja para mitigar aumento dos juros. ;A alta dos juros é para o combate à inflação e, sobretudo, para as expectativas. Para não incentivar aumentos indevidos de preços. Acho que essa questão vai sair de pauta porque a inflação caminha para patamares cada vez menores;.