Economia

Banco dos EUA considera ritmo de crescimento entre modesto a moderado

Livro Bege do Fed: crescimento nos EUA de 'modesto a moderado' entre abril e maio

Agência France-Presse
postado em 05/06/2013 15:54
Washington - A economia norte-americana continua crescendo a ritmo "modesto a moderado", com salários e preços contidos, segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central) publicado nesta quarta-feira.

"A atividade econômica cresceu a um ritmo modesto a moderado" durante as seis semanas anteriores a 24 de maio, informou o livro Bege, um relatório de conjuntura elaborado com base em informações das filiais locais do Federal Reserve.

O Fed destaca que, apenas a região do Texas (sul) teve um forte crescimento, impulsionada por um aumento da atividade manufatureira, a alta das vendas varejistas e do setor imobiliário.

No livro Bege de abril, o Fed tinha informado que o crescimento da economia norte-americana tinha avançado "a um ritmo modesto".



Desde este último relatório, "o setor manufatureiro avançou em todas as regiões", com um maior dinamismo da construção residencial.

"A força da construção residencial beneficiou os fornecedores deste setor", destacou o relatório.

Em matéria de emprego, as contratações avançam, mas a um "ritmo comedido" em várias regiões, enquanto outras, como Nova York, Filadélfia e Dallas, têm dificuldades para encontrar funcionários qualificados.

A pressão sobre os salários continua "contida de forma geral", apesar de algumas regiões registrarem uma modesta alta das remunerações em postos específicos.

A inflação permanece estável ou com "modestas altas" de preços.

No entanto, os gastos dos consumidores registraram "lucros leves a moderados assim como uma pequena alta das vendas de automóveis".

O livro Bege destaca um crescimento entre "moderado e forte" no setor imobiliário residencial e de construção.

O Fed destacou, neste sentido, que várias regiões registraram uma alta da demanda que, combinada com poucas ofertas de casas à venda, levaram algumas residências a receber diversas propostas.

O crédito bancário também aumentou modestamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação