Economia

Desestatização do IRB-Brasil deixará União e BB com 48% do capital social

Após a reestruturação do IRB-Brasil Re a gestão da empresa será compartilhada com o setor privado por meio de um acordo de acionistas

postado em 07/06/2013 14:28
O Ministério da Fazenda anunciou hoje que a participação da União e do Banco do Brasil no novo IRB-Brasil Resseguros (IRB-Brasil Re) será de cerca de 48% do capital social. A nota diz ainda que nesta sexta-feira (7/6) será realizada, no Rio de Janeiro, a Assembleia Geral de Acionistas do IRB-Brasil Re, que irá deliberar sobre o aumento do capital social da empresa.

;Esta é a última etapa do processo de reestruturação societária do IRB-Brasil Re, que teve início em 2011 e que já teve aprovação dos órgãos reguladores e fiscalizadores envolvidos;, diz a nota.

Após a reestruturação do IRB-Brasil Re, informou o Ministério da Fazenda, a gestão da empresa será compartilhada com o setor privado por meio de um acordo de acionistas integrado pela União, BB Seguros, Bradesco Seguros, Itaú Seguros, incluindo Itaú Vida e Previdência e o Fundo de Investimento em Participações Caixa Barcelona.



A União também será titular da única ação de natureza especial (golden share), com poderes especiais para a indicação do presidente do Conselho de Administração e de um membro e respectivo suplente para o Conselho Fiscal. Terá, também, direito de veto em algumas deliberações da assembleia, como as relacionadas à mudança do objeto social, à transferência do controle acionário, e a operações de fusão, cisão e incorporação que representem riscos aos poderes da golden share.

Segundo a nota, a medida tem como objetivo fortalecer a instituição, aprimorando sua eficiência e garantindo a sua liderança no mercado nacional de resseguros e a ampliação de sua participação internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação