Economia

Cubanos de áreas isoladas recebem energia de fontes renováveis

A ilha gera eletricidade principalmente a partir do petróleo. Para abastecê-la, são importados mais de 100.000 barris diários

Agência France-Presse
postado em 07/06/2013 19:00
HAVANA - Mais de 3.600 famílias que habitam as áreas rurais isoladas de Cuba recebem eletricidade de fontes renováveis, uma alternativa para diminuir a dependência de petróleo e proteger o meio ambiente, noticiou a revista Opciones nesta sexta-feira (7/6).

A informação foi divulgada no âmbito da XII Conferência Mundial de Energia Renovável, que termina esta sexta-feira em Havana. A ilha possui 34.658 instalações que utilizam fontes energéticas alternativas.

Entre elas estão "mais de 10.000 aquecedores solares, 827 usinas de biogás, 187 instalações hidrelétricas, e quatro parques eólicos experimentais com uma potência total de 11,7 megawatts", indicou a Opciones.



A ilha gera eletricidade principalmente a partir do petróleo. Para abastecê-la, são importados mais de 100.000 barris diários da Venezuela com facilidades de pagamento.

A Opciones indicou que Cuba "constrói atualmente um novo parque eólico de 51 metawatts na província oriental de Las Tunas (...), assim como mais de cem usinas de biogás, mais de 6.500 aquecedores solares e mais de 1.400 rotores de vento".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação