Economia

Argentina suspende venda de trigo para o Brasil e preço de produtos aumenta

O Brasil consome 10,5 milhões de toneladas do grão por ano. Desse total, 4,5 milhões de toneladas vêm do país vizinho

Carolina Mansur
postado em 26/06/2013 08:34
Um dos principais alimentos no café da manhã do brasileiro, o pãozinho já está custando quase R$ 10 o quilo

A suspensão das exportações do trigo pela Argentina vai afetar o bolso do brasileiro. Produtos derivados, como o pãozinho, o macarrão e os biscoitos, por exemplo, deverão ficar mais caros. O Brasil consome 10,5 milhões de toneladas do grão por ano. Desse total, 4,5 milhões de toneladas vêm do país vizinho, 50% são produzidos internamente, e 20% são trazidos de outros mercados, como o Uruguai, o Paraguai e o Canadá.

[SAIBAMAIS]Na opinião dos especialistas, para evitar o desabastecimento, o governo deverá ampliar as importações de outros países, como o Canadá, de onde o grão chega bem mais caro devido à distância ; que amplia custos com logística e transporte ; e ao preço do dólar, bastante instável em todo o mundo. Ataídes Jacobsen, agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), como praticamente todos os técnicos ouvidos pelo Correio, afirmou que não faltará trigo, ;mas os preços do grão e de seus derivados vão subir, mesmo com a isenção dos impostos, que hoje é de 10%;, destacou.

O Brasil consome 10,5 milhões de toneladas do grão por ano. Desse total, 4,5 milhões de toneladas vêm do país vizinho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação