Economia

Desigualdade mobiliza protestos em Portugal e no Brasil, diz dirigente

A paralisação convocada pela CGTP e pela UGT contesta a política de austeridade do governo do primeiro-ministro

postado em 26/06/2013 10:39
Lisboa - As duas centrais sindicais de Portugal estão mobilizando trabalhadores dos setores público e privado para a greve geral na manhã de quinta-feira (27/6). A paralisação convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) contesta a política de austeridade do governo do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ; oficialmente, há 952 mil pessoas desempregadas em Portugal.

[SAIBAMAIS]Conforme a Agência Lusa, as duas entidades juntas têm mais de 1 milhão de trabalhadores (155 sindicatos). Para Armando Farias, da comissão executiva da CGTP, há ;indicações fortes; de que a greve tenha mais adesão do que a paralisação em novembro do ano passado, quando apenas a sua central convocou o protesto. ;A base social do governo está em erosão progressiva e eles estão ficando isolados.; Farias avalia que a mobilização dos portugueses e os protestos que ocorrem no Brasil têm uma raiz comum: ;a forte desigualdade social;. Ele reconhece porém que houve queda da desigualdade na última década no Brasil e pondera que a ;desconcentração de renda deve ser um processo contínuo;.



De acordo com análise do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS-FGV), o índice de Gini (que mede a desigualdade socioeconômica) no Brasil caiu de 0,596 em 2001 para 0,519 em 2012. O indicador de Portugal é terceiro pior da União Europeia, mas melhor do que o do Brasil: 0,354 (2008), segundo o livro Desigualdades em Portugal: Problemas e Propostas, organizado pelo sociólogo Renato Carmo. O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 maior é a desigualdade entre pobres e ricos. A opinião pública de Portugal acompanha as manifestações no Brasil pela imprensa e pela internet. Costuma haver destaque nos diversos veículos as cenas de violência e de vandalismo. Segundo Farias, que apoia as manifestações no Brasil, os brasileiros devem ter cuidado ;com grupos fascistas que aproveitam os protestos para criar violência gratuita;, disse à Agência Brasil. Também está prevista uma greve geral no Brasil em 11 de julho.

A greve geral em Portugal, segundo programação da CGTP, terá pelo menos 45 pontos de concentração nos diversos distritos do país. Em Lisboa, a principal manifestação será a passeata entre a Praça do Rossio e a Assembleia da República (a partir das 15h). Enquanto as centrais preparam a greve, o governo comemora a redução do déficit externo e o excedente de 864 milhões de euros, verificado em maio passado entre as receitas e despesas da Administração Pública. De acordo com o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, os resultados do Orçamento se devem ;em grande parte ao esforço de combate à fraude e à evasão fiscal;, afirma em nota divulgada pelo governo.

Para Armando Farias, da CGTP, ;o aumento da receita tem a ver com o aumento de impostos;, conforme estabelecido no Orçamento do Estado 2013 que elevou a carga em 3,5% e reduziu de oito para cinco as alíquotas do Imposto de Renda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação