Economia

Itália apresenta medidas de emergência sobre emprego para jovens

A taxa nacional de desemprego em abril subiu a um nível recorde de 12% e o desemprego entre os jovens atingiu 40%

Agência France-Presse
postado em 26/06/2013 17:34
MILÃO - O governo da Itália apresentou medidas emergenciais nesta quarta-feira (26/6) para combater o desemprego entre os jovens e adiou um aumento dos impostos sobre as vendas para reduzir o impacto da austeridade fiscal.

Um pacote de cerca de 1,5 bilhão de euros de fundos europeus e nacionais será liberado para financiar as ações que visam colocar 200 mil jovens no mercado de trabalho italiano, disse o primeiro-ministro, Enrico Letta, em coletiva de imprensa.

Em um comunicado, o governo afirmou que o objetivo é "melhorar o funcionamento do mercado de trabalho, aumentar os empregos, especialmente entre os jovens, e apoiar famílias em dificuldade."

A taxa nacional de desemprego em abril subiu a um nível recorde de 12% e o desemprego entre os jovens atingiu 40%, enquanto o país luta para enfrentar uma recessão de dois anos.



A maioria do dinheiro será gasto no sul do país, mas facilitará o emprego de pessoas com contratos temporários em toda a Itália e incentivará estágios e trainees.

As medidas, que incluem incentivos fiscais para as empresas que contratarem pessoas menores de 30 anos de até 650 euros para os empregadores, foram apresentadas na véspera de uma reunião europeia em Bruxelas sobre o desemprego entre os jovens.

O premier também apresentou um adiamento de três meses no aumento dos impostos sobre valor agregado de 21% a 22%, cujo custo será coberto por um novo imposto aos cigarros eletrônicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação