Economia

IPI para linha branca e móveis sobe a partir de segunda-feira

Também será revogado, em parte, o imposto reduzido para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede

postado em 27/06/2013 19:26
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou esta tarde que o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) que incide sobre a linha branca e sobre móveis será elevado gradualmente. A alteração entra em vigor na próxima segunda-feira e deverá estar completa até setembro, quando as alíquotas voltarão ao nível original. Ele acrescentou que o governo não tem perspectiva para fazer novas desonerações em função da política fiscal.

Assim, sobre o fogão que tinha alíquota de 2% de IPI, passará a incidir 3%. Da mesma forma, o tanquinho passará de 3,5% para 4,5% e o refrigerador de 7,5% para 8,5%. No caso dos móveis, o percentual sobe para 3%, assim como painéis e laminados. O maior peso recairá sobre luminárias (10%) e papel de parede (15%).



A redução do IPI para os eletrodomésticos como fogões e geladeiras foi implementada em dezembro de 2011 e, desde então, vem sendo prorrogada. No fim do ano passado, o Ministério da Fazenda estipulou a elevação gradual do tributo, para que o benefício acabe em junho, trazendo as alíquotas para seu patamar normal. A alíquota do IPI sobre fogões, por exemplo, ficou zerada até 31 de janeiro último. A partir daí, foi elevada para 2% até junho, metade dos 4% originais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação