postado em 02/07/2013 08:02
O empresário Eike Batista deu nessa segunda-feira (1;/7) mais um golpe nos investidores que acreditaram nas promessas de construção de um grupo sólido, lucrativo, com atuação em áreas estratégicas para o país. Em comunicado ao mercado, admitiu que a sua principal companhia, a petroleira OGX, não entregará o que prometeu e, pior, pode interromper a produção em 2014 nos poços marítimos de Tubarão Azul, na Bacia de Campos (RJ), de onde chegou a retirar 20 mil barris de óleo por dia.
[SAIBAMAIS]O anúncio foi o golpe derradeiro para os investidores, cujos prejuízos se acumularam no primeiro semestre do ano, com o derretimento do Grupo X. Logo depois da liberação do comunicado, as ações da OGX caíram 40% na Bolsa de Valores de São Paulo (BM). No fim do dia, os papéis valiam apenas R$ 0,56, um tombo de 29,11% ante o fechamento da sexta-feira passada.
O desempenho da petroleira pesou negativamente sobre o pregão da Bovespa, que vive seu pior momento desde 2008, quando houve o estouro da bolha imobiliária dos Estados Unidos e a economia global ruiu. Em 1; de julho, o Ibovespa, que mede a lucratividade das ações mais negociadas, caiu 0,48%, em sentido contrário aos dos mercados internacionais. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones subiu 0,44% e o Nasdaq, 0,92%.