Simone Kafruni
postado em 02/07/2013 16:47
O Ibovespa está em forte queda nesta terça-feira (2/7). O principal índice da bolsa brasileira caiu abaixo da barreira dos 46 mil pontos e opera neste momento com 45.272 pontos. A desvalorização de mais de 4% é motivada pelos fracos dados da produção industral brasileira divulgados nesta manhã e pela queda vertiginosa das ações do grupo EBX, do empresário Eike Batista.Segundo o IBGE, a produção das indústrias nacionais caiu 2% em maio em relação ao mês anterior. A expectativa do mercado era de retração de 1,1%. As ações da OGX (OGXP3) são novamente o destaque negativo da bolsa e chegaram a cair 16%, após a queda de 29,11% na véspera, quando a petroleira anunciou a suspensão do desenvolvimento em três poços de Tubarão Azul.
A OGX agora é considerada a terceira empresa na lista de maiores ameaças de calote aos credores. A Telecom Italia tem o maior risco de ;default; em um mês entre as empresas da lista, com 13,38% de probabilidade. Em seguida aparece uma empresa russa e depois a OGX, com risco de calote de 9,81%, segundo levantamento da empresa de gestão de risco Kamakura.
Além da empresa OGX, que nesse momento cai 14%, as maiores quedas são também de empresas de Eike Batista. A MMX, mineradora do grupo, lidera o tombo, com queda de 15% e os papéis da LLX, subsidiária de logística, caem 8%.