A Comissão de trabalho dos funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se reuniu com o governo, nesta quinta-feira (4/7), para discutir propostas de revisão nos planos de carreira do órgão.
Os representantes da comissão apresentaram as propostas, mas o governo, representado pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse ser difícil atender às exigências, pois o governo já investiu R$ 100 bilhões nos servidores federais. No caso do Dnit, especificamente, Mendonça explicou que para ocorrer a reestruturação é necessário considerar os 250 servidores na ativa e os 19 mil aposentados do órgão.
Mendonça ainda lembrou que, entre 2003 e 2009, o aumento para funcionários de nível superior foi de 522%, com inflação média de 76%. Já o reajuste salarial para os trabalhadores de nível médio foi de 379%, com igual índice inflacionário. Após apresentar os dados, o secretário concluiu que a proposta do governo continua a mesma: reajuste salarial de 15,8% até 2015. Esse percentual dá uma média de 5% ao ano em 2013, 2014 e 2015.
O presidente da comissão e parlamentares presentes na reunião sugeriram aos funcionários do Dnit que organizem uma comissão de trabalho para discutir quais as reivindicações feitas pelo órgão desde 2008, ano do último reajuste salarial, e quais delas foram atendidas pelo governo. A comissão deverá apresentar as informações detalhadas na próxima semana.
Com informações de Vera Batista