Economia

Clientes do Bradesco e Caixa enfrentam filas após falha no sistema

Transações bancárias não puderam ser realizadas na sexta-feira; no 1º dia útil depois do incidente, clientes precisam ter paciência

postado em 08/07/2013 14:04
Clientes na fila da agência bancária do Bradesco da 504 SulQuem precisou recorrer os serviços bancários nas agências do Bradesco e da Caixa Econômica Federal em Brasília de hoje (8/7) precisou de muita paciência, já que o tempo de espera para o atendimento era de quase duas horas. As filas, em alguns estabelecimentos percorridos pelo Correio, davam voltas nas agências. O transtorno é reflexo de a uma pane no sistema dos dois bancos, ocorrida em todos os estados do país na última sexta-feira (5/7), o que impediu de todas as transações bancárias de serem realizadas em ambos os bancos. Além disso, é período de pagamento, época em que há um fluxo maior de clientes nas agências.

Como se não bastassem as filas intermináveis, os consumidores tiveram que enfrentar outro problema: A falta de caixas disponíveis para agilizar o atendimento. "Uma fila enorme e só dois estão funcionando", reclamou o servidor público Fernando Sampaio, 35 anos, que estava na agência do Bradesco da 504 Sul. Ele contou que esperou 1h30 para pagar duas contas pendentes desde sexta-feira. "Perdi meu horário de almoço todo no banco. É um absurdo", indignou-se.
Assim como Sampaio, Carlos Alberto Mendonça, 54 anos, se revoltou quando entrou na agência da Caixa, em Taguatinga. "Tinham mais de 40 pessoas na minha frente", contou ele que é comerciante. Ele reclamou bastante da qualidade dos serviços prestados pelos bancos. "A gente só paga taxas e mais taxas, e na hora que nós precisamos nada funciona", disse. Mendonça passou duas horas na fila em pé para conseguir pagar três contas e pegar o cartão de crédito da conta-corrente.

As longas filas e o calor que fazia na capital federal deixou a dona de casa Wanda Guimarães de Sousa, 43 anos, irritada. Ela disse que estava parada na fila de atendimento na agência da Caixa na Asa Sul há pelo menos 30 minutos. "Vou ter que ficar aqui, presa, porque não consegui pagar a conta na sexta e se eu não pagar hoje vão me cobrar multa", lamentou.

O Bradesco esclareceu, em nota, "que podem ocorrer pontualmente situações de maior fluxo nas agências, principalmente no início do mês, quando aumenta o número de pagamento de contas por usuários e clientes das agências. No entanto, o banco está atento em aprimorar o atendimento, com constante o investimento no treinamento de seu quadro de colaboradores e maciços investimentos de tecnologia." Procurada pela reportagem, a assessoria da Caixa informou que a instituição está apurando o caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação