Economia

Índice que mede a atividade econômica diminuiu 0,6% em junho

O resultado mostra "dificuldades da economia brasileira de continuar apresentando um crescimento sustentado dentro de um contexto e incerteza em relação ao desempenho econômico interno e externo"

postado em 17/07/2013 13:08
Rio de Janeiro - O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) diminuiu 0,6% em junho, atingindo a marca de 126,5 pontos, o que reflete a ocorrência de uma desaceleração da economia no país.

Divulgado pela primeira vez, o Iace é calculado pela Fundação Getulio Vargas e pela instituição The Conference Board, de âmbito mundial, que executa pesquisas e seminários sobre negócios para atender ao interesse público. O Iade agrega oito indicadores econômicos que medem a atividade econômica no Brasil.

[SAIBAMAIS]De acordo com boletim da FGV, o resultado mostra "dificuldades da economia brasileira de continuar apresentando um crescimento sustentado dentro de um contexto e incerteza em relação ao desempenho econômico interno e externo".



Já o Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce), também divulgado hoje pelas duas instituições, pela primeira vez, cresceu 0,2% em junho, atingindo 128,7 pontos, depois de queda de 0,5% em maio e um aumento de 0,8% em abril. Este índice mede as condições econômicas atuais, segundo estimativas preliminares.

Para fazer os cálculos, que serão divulgados mensalmente a partir de agora, são analisados dados do Banco Central, da Bolsa de Valores, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de demais índices da própria FGV.

Com uma série projetada retroativamente, a partir de 1996, o Iace permite comparar a economia brasileira com a de 11 países estudados pelo The Conference Board, entre eles China, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação