Economia

Alta do dólar é fonte de pressão inflacionária no curto prazo

postado em 18/07/2013 09:50
Brasília ; A alta do dólar é ;fonte de pressão inflacionária em prazos mais curtos;. A avaliação consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada nesta quinta-feira (18).

;No entanto, os efeitos secundários dela decorrentes, e que tenderiam a se materializar em prazos mais longos, podem e devem ser limitados pela adequada condução da política monetária [definição da taxa básica de juros, a Selic];. Neste ano, para conter a inflação, o Copom elevou a Selic em 0,25 ponto percentual em abril, e em 0,5 ponto percentual em maio e neste mês. Atualmente, a Selic está em 8,5% ao ano.

Para o Copom, a alta do dólar e as oscilações na taxa de câmbio nos últimos trimestres ;ensejam uma natural e esperada correção de preços relativos;.

O comitê diz ainda que os movimentos no mercado de câmbio no país ;refletem, em certa medida, perspectivas de transição dos mercados financeiros internacionais na direção da normalidade, entre outras dimensões, em termos de liquidez e de taxas de juros;.

Na ata, o Copom também avalia que o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das expectativas para variáveis fiscais, ;não obstante iniciativas recentes apontarem o balanço do setor público em posição expansionista;.

Para o Copom, ;a geração de superávit primários [economia para o pagamento de juros da dívida] compatíveis com as hipóteses de trabalho contempladas nas projeções de inflação, além de contribuir para arrefecer o descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta, solidifica a tendência de redução da razão dívida pública sobre Produto [Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país] e a percepção positiva sobre o ambiente macroeconômico no médio e no longo prazo;.

O Copom também reitera que um ;risco significativo; para a inflação está ;na possibilidade de concessão de aumentos de salários incompatíveis com o crescimento da produtividade;.

;Não obstante sinais de moderação, o comitê avalia que a dinâmica salarial permanece originando pressões inflacionárias de custos;, diz a ata.

;Nesse contexto, o Copom entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias [aumento da taxa Selic] ora em curso;, acrescenta a ata.

O Copom reiterou ainda que, em momentos como o atual, é necessário manter-se ;especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos doze meses persistam no horizonte relevante para a política monetária;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação