Economia

Secretário do Tesouro dos EUA pede à Europa para priorizar crescimento

De acordo com Jacob Lew, Europa está em uma posição em que pode dedicar mais à prioridade de estimular a demanda e reduzir o nível de desemprego

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 19:15
WASHINGTON - O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew, pediu à Europa para recalibrar suas políticas de austeridade fiscal para estimular o crescimento, em um artigo que será publicado no jornal Financial Times de sexta-feira, quando começa uma reunião de ministros das Finanças do G20 em Moscou.

Para Lew, que participará do G20, a "Europa agora está em uma posição em que pode dedicar mais à prioridade de estimular a demanda e reduzir o nível de desemprego que alcançou máximas históricas".

"A demanda na zona do euro cai há oito trimestres e está 5% abaixo de seu nível de 2007, enquanto no sul da Europa essa cifra alcança 15%", disse Lew.



"Recalibrar o ritmo das políticas de saneamento fiscal (...) é um passo na direção correta", acrescentou o ministro das Finanças norte-americano.

"Medidas significativas para estimular empréstimos às pequenas empresas serão também de grande importância", sustentou.

Lew afirma que a China deve "iniciar a transição de uma economia de baixos salários voltada à exportação a uma economia mais evoluída, onde o consumo da classe média crescente lidera a expansão" econômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação