Economia

Presidente do Fed diz que é muito cedo para decidir sobre estímulo

Economia cresceu 1,8% no primeiro trimestre, após um crescimento pouco significativo de 0,4% no quarto trimestre de 2012

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 20:30
WASHINGTON - O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse aos congressistas nesta quinta-feira (18/7) que é muito cedo para decidir se o Fed pode começar a reduzir os estímulos.

Em seu segundo dia de audiência semestral no Congresso, o presidente do Fed informou que o banco central apenas reduzirá o programa de compra de títulos de 85 bilhões de dólares mensais se a economia parecer forte o suficiente para se sustentar com menos apoio.

Respondendo questões sobre as expectativas que a primeira redução aconteça na reunião de setembro do Fed, Bernanke lembrou a incerteza sobre a perspectiva de crescimento a curto prazo da maior economia mundial.

"Acredito que é muito cedo para julgar. Estamos buscando uma melhora ao longo do ano", disse Bernanke ao Comitê Bancário do Senado.

Ele destacou o impacto dos cortes de gastos no governo ao crescimento.



Os cortes, que começaram em março e reduzirão U$85 bilhões em gastos até setembro, foram uma consequência do fracasso dos congressistas em entrar em acordo sobre a redução do déficit orçamentário.

"Uma das razões pelas quais a economia tem estado tão devagar são os fatores fiscais. É difícil julgar quanto tempo esses fatores vão durar", disse ele.

A economia cresceu a uma taxa de 1,8% no primeiro trimestre, após um crescimento pouco significativo de 0,4% no quarto trimestre de 2012.

Analistas disseram que Bernanke não fez aos senadores novas revelações em comparação a seu discurso de quarta-feira (17/7) diante do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

"A parte principal da presença do presidente do Fed no Congresso é que Bernanke não tem pressa para aumentar as taxas e, embora reduzir as compras de títulos seja a intenção deles, não há um curso pré-definido sobre como isso pode acontecer", disse Kathy Lien, da BK Asset Management.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação