Rosana Hessel
postado em 22/07/2013 04:00
A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) revisará para baixo as suas previsões de crescimento do Brasil e da região, a exemplo do que já fez o Fundo Monetário Internacional (FMI). Sem citar números, o secretário executivo adjunto da entidade, Antonio Prado, informa que as novas projeções serão anunciadas na próxima quarta-feira (24/7), durante divulgação de relatório anual da instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Em abril, a Cepal já havia reduzido a sua expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para a América Latina este ano, feita em dezembro de 2012, de 3,8% para 3,5%. Para o Brasil, a baixa foi ainda maior: de 4% para 3%. No início de julho, o FMI cortou a sua previsão de crescimento para o PIB brasileiro de 3% para 2,5%.
Um dos destaques do estudo da comissão será a desvalorização das moedas da região, afetadas pela tensão em torno das mudanças na política monetária dos Estados Unidos. ;O real é uma das moedas que mais se desvalorizou. A mudança de sinal no câmbio tem diferentes ritmos, mas é generalizada;, disse Prado ao Correio.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .