Simone Kafruni
postado em 25/07/2013 17:31
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira, uma resolução que amplia para junho de 2014 o prazo para que as administradoras de consórcio ajustem seus sistemas operacionais para inserir suas informações para o Cadastro Positivo. O prazo original era 1º de agosto de 2013.
O adiamento para o segmento de consórcios foi concedido em função das peculiaridades da modalidade de negócio, que se diferencia das operações de crédito tradicionais, na medida em que não há agente financeiro emprestando recursos, e sim a união de esforços de poupadores, por meio de um grupo de consórcio, com o objetivo de formação de fundo financeiro para aquisição de bens ou serviços. Para os demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional, permanece o prazo de 1º de agosto de 2013.
Segundo nota do Banco Central (BC), as peculiaridades inerentes aos consórcios estão exigindo esforços maiores de adaptação tanto nos sistemas das administradoras, quanto nos gestores de bancos de dados.
"A inclusão das informações dos consórcios no Cadastro Positivo pretende garantir que os bancos de dados sejam mais completos e consistentes, possibilitando uma análise de crédito mais robusta dos clientes e de seus compromissos financeiro", afirma o BC.