Carolina Mansur
postado em 27/07/2013 06:59
Estar na internet é cada vez mais importante para o crescimento de pequenas e médias empresas (PMEs). Para ajudá-las a mergulhar nesse universo, os Diários Associados (DA) e o Google anunciaram ontem um novo projeto digital, que será detalhado em um evento marcado para o fim de agosto. A parceria ; a primeira feita com um grupo de mídia brasileiro ; promete auxiliar as companhias de menor porte que não têm tempo, recursos ou conhecimentos na administração de suas campanhas de publicidade.De acordo com informações divulgadas no pré-lançamento do projeto, que reuniu anunciantes, executivos do grupo e o diretor global de Canais de Venda do Google, Todd Rowe, as empresas do mercado imobiliário serão as primeiras atendidas, inicialmente em Belo Horizonte e Brasília. Para um segundo momento, a expectativa é expandir a atuação para Pernambuco, beneficiando também os empreendedores de outros setores de atividade econômica.
;Essa ferramenta complementa o nosso portfólio, permitindo o ganho de mais qualidade em termos de criação, configuração e gerenciamento das campanhas;, explicou o gerente comercial do Estado de Minas, Marcelo Mota. Outro destaque, segundo ele, é o suporte e a força dos demais veículos de comunicação do grupo na parceria. ;Esse novo serviço vai facilitar a entrada das pequenas e das médias empresas na internet, gerando acesso ao site desses clientes;, adiantou.
A escolha criteriosa dos Diários Associados como parceiro do gigante da internet, segundo o diretor Todd Rowe, levou em consideração o foco do grupo sobre as pequenas e as médias empresas, a grande base de clientes, a reputação de liderança que tem no mercado e o alto nível de satisfação de seus clientes. ;Eles, assim como os demais parceiros, foram escolhidos cuidadosamente e atendem os mais rigorosos requisitos de qualificação do Google;, explicou o diretor. Ainda de acordo com ele, apesar do assédio, poucas companhias estão entre as parceiras. Dos 10 maiores grupos de mídia do mundo, oito já estão credenciados, entre eles os americanos The New York Times e Washington Post.
Brasil on-line
A participação dos brasileiros na internet também despontou como um critério importante para a parceria. ;O Brasil é o quinto maior mercado, com 80 milhões de usuários, mas as pequenas e as médias empresas ainda têm pouca atuação na rede;, ponderou Rowe. O diretor ressaltou que, das 5,1 milhões de PMEs do país, somente 25% têm website, o que significa que ;elas estão com dinheiro parado sobre a mesa;. ;Com essa parceria, esperamos democratizar o acesso à internet, aumentar o número de empresas com participação on-line e torná-las visíveis;, afirma o representante do Google.
Para o presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, o projeto complementará as atividades dos veículos de comunicação, combinando meios e plataformas de forma estratégica. ;Pelo crescimento acelerado do Google, muitos grupos de mídia ainda o enxergavam como um forte concorrente, mas nós entendemos que eles são complementares às nossas atividades;, reforçou. O presidente destacou ainda dois vetores de expansão a partir da iniciativa: a inserção de um produto inovador para uma base de clientes já existente e a possibilidade de abordar novos mercados.