Economia

FGTS pode ser resgatado para compra e construção de imóveis

Há restrições, porém, a empreendimentos em áreas irregulares, comuns em Brasília

postado em 28/07/2013 06:00
Além de ser uma ajuda providencial em caso de demissão sem justa causa ou na aposentadoria, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma boa alternativa para quem quer comprar, construir ou reformar a casa própria. Com o dinheiro, que rende apenas 3% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR) ; quase nada em tempos de inflação nas alturas ;, é importante o trabalhador avaliar se vale a pena sacar os recursos que têm depositado para honrar parte de um financiamento imobiliário, que têm juros mais altos, ou adquirir os materiais de construção que permitirão a ampliação da moradia, visando o maior conforto da família.

É preciso, contudo, ficar bem alerta: apesar de ser uma opção bastante conhecida ; só neste ano, até maio, mais de 260 mil pessoas sacaram o equivalente a R$ 2 bilhões do fundo para comprar imóveis ;, muita gente não conhece as exigências que deve cumprir para usar o dinheiro da conta. O saldo, por exemplo, só pode ser resgatado após três anos de contribuição ao FGTS ; mesmo que os recursos venham de empresas diferentes ; e somente para adquirir imóveis avaliados em até R$ 500 mil, com registro legal. No Distrito Federal, por exemplo, muitas casas e apartamentos são construídos em áreas irregulares, principalmente em condomínios. Estão, portanto, fora do âmbito do fundo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação