Economia

Petróleo fecha com leve queda em Nova York a U$104,55 o barril

Em Londres, o Brent do mar do Norte para a mesma data subiu 28 centavos a U$107,45 o barril

Agência France-Presse
postado em 29/07/2013 18:58
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuos de petróleo caíram levemente nesta segunda-feira (29/7) em Nova York, afetados por uma tendência de queda nos mercados financeiros que freava os movimentos de compra. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro perdeu 15 centavos a U$104,55 no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o Brent do mar do Norte para a mesma data subiu 28 centavos a U$107,45 o barril. "Os mercados financeiros tenderam a se comportar de forma bastante negativa hoje e isso pesou sobre o petróleo" em Nova York, observou Dave Bouckhout, da TD Securities.

Por outro lado, "os operadores se dão conta de que o abastecimento continua sendo abundante nos EUA, apesar da queda considerável das reservas observada nas últimas semanas" e de que "o vigor da demanda continua sendo incerto", acrescentou.



Apesar de iniciar o dia em leve alta por causa da violência no Egito, no restante do dia o petróleo titubeou. "Os riscos geopolíticos tendem a afetar mais o barril de Brent de Londres", considerado o petróleo de referência no mundo, mais que o WTI, destacou Bouckhout.

O Egito controla o canal de Suez, chave para a passagem de petróleo entre Oriente e Ocidente. Os corretores esperam, além disso, com prudência, uma reunião de política monetária do Federal Reserve norte-americano (Fed) na terça-feira e na quarta.

A tendência de alta do mercado também foi limitada por preocupações persistentes sobre a desaceleração do crescimento na China, segunda economia mundial, destacou Matt Smith, da Schneider Electric.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação