Economia

Balanço oficial aponta que Espanha voltará a crescer no terceiro trimestre

O país, quarta economia da Eurozona, modera a queda do PIB, que no último trimestre de 2012 foi de 0,8% e nos três primeiros meses de 2013 de 0,5%

Agência France-Presse
postado em 30/07/2013 12:22
Madri - A Espanha, quarta economia da Eurozona, seguiu em recessão no segundo trimestre de 2013, mas moderou a contração do PIB, que caiu apenas 0,1%, segundo dados oficiais provisórios publicados nesta terça-feira (30/7). Este dado é similar ao divulgado na semana passada pelo Banco da Espanha, que prevê, assim como o governo, que a economia voltará a crescer no terceiro trimestre.

Mulher conta moeda e segura notas de euro em frente a loja de roupas no centro de Madrid
O país, afundado na recessão há quase dois anos, modera a queda do PIB, que no último trimestre de 2012 foi de 0,8% e nos três primeiros meses de 2013 de 0,5%. Este é o oitavo trimestre consecutivo de contração da economia espanhola.



Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), isso se deve à "contribuição negativa da demanda nacional, que é compensada parcialmente pela contribuição positiva da demanda externa". Ou seja, o dinamismo das exportações ainda não consegue superar a fragilidade do consumo interno em um país com 26,26% da população economicamente ativa desempregada.

Em ritmo interanual, o PIB caiu 1,7% no segundo trimestre, superior às previsões do governo, que estimava uma contração de 1,3% para 2013. A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) são mais pessimistas. A primeira prevê uma queda do PIB espanhol de 1,5% em 2013 e o segundo de 1,6%. O INE publicará os dados definitivos de crescimento correspondentes ao segundo trimestre no dia 29 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação