Economia

Petróleo fecha em queda em Nova York a 106,56 dólares o barril

O governo anunciou no dia 31 de julho a queda de 70% de suas exportações de petróleo a 330.000 barris diários

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 17:59
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo cotados em Nova York fecharam esta segunda-feira (5/8) com leve queda, lastrados pela recuperação da produção de petróleo na Líbia, apesar de a queda ter sido contida, em parte, pelos dados positivos da economia norte-americana.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro caiu 38 centavos, a 106,56 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em setembro fechou a 108,70 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 25 centavos em relação ao fechamento de sexta-feira.

O mercado de petróleo "se encontra sob pressão após o anúncio de um aumento das exportações líbias", destacou o analista independente Andy Lipow.



O ministro líbio de Petróleo, Abdelbari al Arusi, anunciou na segunda-feira a retomada da produção nos diferentes locais de exploração do oeste do país, que tinham sido fechados por causa de um protesto.

O governo anunciou no dia 31 de julho a queda de 70% de suas exportações de petróleo a 330.000 barris diários devido ao fechamento dos principais terminais petroleiros do país após os protestos.

Contudo, a produção se recuperou a 700.000 barris diários e aumentará outros 100.000 barris diários nos próximos dias.

Apesar de estar longe do nível de 1,6 milhão de barris por dia de dois anos antes da crise, "isso é importante já que a produção líbia representa uma grande parte do fornecimento de petróleo para a Europa", destacou Lipow.

O analista disse que "as boas notícias econômicas do Reino Unido reduziram as perdas" provocadas pelo anúncio de uma alta do petróleo da Líbia, já que são um indicador estimulante para o consumo energético.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação