Economia

Brasil e da Guatemala buscam realizar negócios com biocombustíveis

O setor exportou durante 2012 cerca de 204 milhões de litros de álcool equivalentes a 150 milhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 20:06
CIDADE DA GUATEMALA - Empresários guatemaltecos e brasileiros iniciaram nesta segunda-feira (5/8) uma reunião de dois dias na Guatemala para concretizar negócios na área de biocombustíveis e conhecer a experiência brasileira na produção de etanol de cana de açúcar, informaram nesta segunda-feira os organizadores do fórum.

"A ideia do Brasil é compartilhar toda a nossa experiência (em biocombustíveis) e muitas coisas podem ser aplicadas na Guatemala", disse em coletiva de imprensa Flavio Castelar, parte da delegação sul-americana integrada por representantes de 27 empresas brasileiras.

No encontro, os empresários guatemaltecos conhecerão a tecnologia e a equipe utilizada na produção de etanol e serão realizadas "rodadas de negócios", acrescentou Castelar.



Armando Boeshe, gerente da Associação de Açucareiros da Guatemala (Azasgua), explicou que o grupo busca incursionar pelo mercado nacional com a mistura de 10% de etanol aos combustíveis fósseis e pediu ao Congresso para ratificar uma lei para dar legalidade ao plano.

Na Guatemala cinco usinas de açúcar produzem álcool para convertê-lo em etanol e "basicamente para consumo interno" da indústria e exportação principalmente a Europa, declarou o empresário guatemalteco.

Segundo dados de Azasgua, o setor exportou durante 2012 cerca de 204 milhões de litros de álcool equivalentes a 150 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação