Economia

Em Minas Gerais, Dilma anuncia medidas de apoio aos produtores de café

Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos últimos meses, os preços pagos aos cafeicultores pela saca de 60 quilos têm ficado abaixo dos custos de produção e do preço mínimo

postado em 07/08/2013 14:12
A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (7/8), em Varginha, sudeste de Minas Gerais, três medidas de apoio ao setor cafeeiro, que enfrenta crise por causa dos baixos preços de comercialização.

Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos últimos meses, os preços pagos aos cafeicultores pela saca de 60 quilos têm ficado abaixo dos custos de produção e do preço mínimo. Na safra 2012/2013, os preços do grão caíram, em média, 24% nas principais regiões produtoras.

O governo autorizou o lançamento de contratos de opção de venda de 3 milhões de sacas do grão, com pagamento de R$ 343 para cada uma e vencimento em março de 2014. Com os contratos de opção de venda, o produtor garante a comercialização antecipada da safra ao governo. O contrato com data de vencimento futura permite também que o produtor venda sua safra no mercado, caso encontre preço melhor.

A segunda medida para os cafeicultores anunciada por Dilma foi a liberação de crédito para financiar a estocagem de café até que os preços de venda ao mercado melhorem. ;Vocês não precisam comercializar imediatamente sua produção, porque vão dispor de recursos para manter estocada na expectativa de aumento de preço da safra nos próximos meses;, explicou.



Dilma também anunciou a liberação de recursos para a política de preço mínimo para compra do grão, o que beneficia diretamente os pequenos produtores. ;Com isso, evitamos que os pequenos, que precisam do recurso no curto prazo, vendam por um preço ruim;, avaliou.

;Esperamos que os cafeicultores tenham condições tanto para produzir quanto comercializar sua safra, é esse o sentido deste anúncio;, resumiu. Dilma apresentou as medidas durante a cerimônia de inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) no município de Varginha. Minas Gerais concentra a maior parte de produção de café do país, com 52,66% da área nacional cultivada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O setor cafeeiro aguardava o anúncio há alguns dias, mas o governo preferiu adiar a divulgação, para que Dilma pudesse apresentar as medidas durante a visita à maior região produtora do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação