Economia

Petróleo fecha em queda em Nova York, a U$ 104,37 o barril

O resultado está de acordo "com o que se pode esperar neste período do ano", disse James Williams, da WTRG Economics

Agência France-Presse
postado em 07/08/2013 18:15
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo caíram nesta quarta-feira (7/8) em Nova York, seguindo a tendência de Wall Street, depois da divulgação de dados dentro do previsto sobre as reservas semanais de petróleo nos Estados Unidos, primeiro consumidor mundial.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro caiu 93 centavos a 104,37 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex). Segundo o relatório semanal do Departamento de Energia (DoE), as reservas de petróleo do primeiro consumidor mundial caíram 1,3 milhão de barris, como previram os analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires.

O resultado está de acordo "com o que se pode esperar neste período do ano", disse James Williams, da WTRG Economics. "Após o período de verão (no hemisfério norte), o consumo de petróleo diminuirá e é normal que as reservas caiam desde agora", explicou.



Entre os elementos do relatório que poderiam elevar o preço estão as reservas de Cushing (Oklahoma)- onde o petróleo utilizado como referência para o WTI se acumulou desde o começo do ano - que continuaram em queda, caindo 2,2 milhões de barris a 39,9 mb.

Contudo, o relatório também indicou que os Estados Unidos produziram 7,560 milhões de barris por dia na semana passada, um nível recorde desde dezembro de 1989.

De forma geral, o ânimo dos corretores do mercado petroleiro poderia estar influenciado também pela fragilidade de Wall Street, segundo Williams.

"Uma desaceleração (das medidas de apoio do Federal Reserve norte-americano) parece estar se preparando para setembro" segundo os comentários de responsáveis pela instituição, disse Matt Smith, da Schneider Electric. "Os mercados estão febris com a ideia de uma redução desta ajuda" destinada a estimular o crescimento do país, opinou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação