Economia

Especialistas dão dicas para os 143 mil concurseiros em reta final

postado em 10/08/2013 08:20

Milhares de candidatos se preparam hoje para enfrentar amanhã quatro grandes concursos públicos agendados. São 143 mil pessoas disputando 1,3 mil vagas divididas entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério do Planejamento. Com tanta gente interessada em entrar para a administração federal, professores e especialistas recomendam alguns cuidados no momento da prova e dão dicas para driblar a ansiedade e evitar a fadiga mental.

A principal advertência é em relação a novos conteúdos. É consenso, entre os especialistas, que os concorrentes devem evitar o estudo de materiais inéditos. O ideal é descansar a cabeça. ;Se for para estudar, foque nos exercícios;, recomenda o professor Jayme Amorim, da Vestcon Concursos. Na batalha há seis anos, Carlisson Rodrigues Costa, 32 anos, segue a recomendação à risca. ;Nesse período, assiti a aulas no cursinho, na internet, já tentei de tudo. Mas hoje, na véspera, vou descansar, relaxar bastante para poder encarar a prova de forma tranquila;, disse.

Na contramão, Silvana Peterson, 39 anos, não pretende largar as apostilas, de olho em um posto técnico da ANTT. ;Vou assistir a uma aula de revisão, hoje, relaxar um pouco, ouvir uma boa música e, amanhã de manhã, vou só olhar as minhas anotações;, disse ela, que dedica, em média, 10 horas diárias aos estudos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação