Economia

Policiais civis e federais protestam na Esplanada por melhorias salariais

Manifestação fechou as pistas e deixou trânsito congestionado por cerca de uma hora

postado em 20/08/2013 13:05
Cerca de 200 policiais civis e federais fizeram uma manifestação nesta manhã de terça-feira (20/8) e complicaram o trânsito na Esplanada dos Ministérios por pelo menos uma hora. Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal, que estão com as atividades paralisadas por 48 horas, desde essa segunda-feira (19/8), pedem aumento salarial e melhores condições de trabalho. Já a Polícia Civil pede também a votação das PECs 300 e 102, além da reestruturação dos cargos da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF, Claudio Werneck, houve uma reunião com o Ministério do Planejamento na quarta-feira (14/8), mas não obteve acordo. A pasta ofereceu a mesma proposta de reajuste de 15,8%.



As duas categorias faziam manifestações separadas, mas acabaram se juntando em frente ao Congresso, unificando o protesto. Em uma marcha ao redor do Congresso, eles chegaram a fechar todas as faixas, deixando o trânsito congestionado, até por volta das 12h30, quando o trânsito foi liberado. Por volta das 13h10, eles fecharam o trânsito novamente, por um minuto, em um ato simbólico pela ;morte da segurança pública;. Agentes federais participarão de uma audiência no Congresso, às 14h, para novos debates sobre as reivindicações dos policiais.

Com informações de Ana Carolina Dinardo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação