Agência France-Presse
postado em 20/08/2013 18:31
NOVA YORK - Wall Street fechou sem tendência clara nesta terça-feira (20/8), depois que resultados de empresas não conseguirem reverter o ânimo do mercado após quatro dias consecutivos em queda: o Dow Jones caiu 0,04%, enquanto o Nasdaq subiu 0,68%.O Dow Jones Industrial Average caiu 7,75 pontos a 15.002,99 unidades e o tecnológico Nasdaq subiu 24,50 pontos, a 3.613,59 unidades.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,70% (1,58 pontos) a 1.657,64 pontos.
"Os resultados de várias empresas varejistas deram ao mercado um motivo para se recuperar", explicou Brent Schutte da BMO Private Bank.
As ações do distribuidor online Best Buy subiu mais de 13%, após a empresa registrar um lucro trimestral superior às expectativas, enquanto a loja Urban Outfitters, subiu mais de 8% depois que seu lucro superou as projeções do mercado.
Além disso, a rede de lojas JCPenney registrou um lucro e uma receita abaixo das previsões, mas suas vendas aumentaram em comparação com o trimestre anterior, e suas ações subiram 5,8% a 14,10 dólares.
leia mais notícias em Economia
Schuttel destacou que, para os investidores, estes dados são um indício da solidez do consumo, depois de, nas últimas semanas, os dados do comércio varejistas de produtos não essenciais registrarem um desempenho fraco.
Por sua vez, o analista Steven Rosen do Societe Generale, disse que o mercado estava mais tranquilo, à espera da publicação na quarta-feira das atas da última reunião do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (FOMC).
Segundo Rosen, os operadores também estão atentos à reunião de presidentes de bancos centrais em Jackson Hole (EUA, centro) que começa na quinta-feira e se estende até sábado.
Vários presidentes das sedes regionais do Fed alertaram que o organismo pode diminuir suas compras de títulos, o que preocupa os investidores, que buscam qualquer indício sobre o calendário e a dimensão da diminuição do plano de estímulo.
Os preços dos títulos subiram. Segundo Schutte, a situação melhorou, o que permitiu "acalmar os temores dos investidores sobre o impacto de uma alta muito acentuada das taxas de juros".
O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos caiu 2,814% contra 2,884% de segunda-feira, após atingir um máximo desde julho de 2011 na segunda-feira e o do papel a 30 anos caiu a 3,853% contra 3,902% do dia anterior.