Agência France-Presse
postado em 23/08/2013 16:22
WASHINGTON - A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira que os estímulos dos bancos centrais ainda são necessários para a economia e alertou para riscos desconhecidos.
"Chegará o dia que este período de política monetária extremamente flexível deverá acabar", disse ela em um discurso em Jackson Hole, Wyoming (oeste dos EUA). "Assim como o começo, a saída nos levará a um território desconhecido", disse Lagarde em um encontro com presidentes dos bancos centrais. "Precisamos fazer planos para este dia, especialmente porque não sabemos quando virá", disse Lagarde.
A presidente do Fundo explicou que não sugere abandonar rapidamente esses programas. "São necessários em todos os lados e são usados".
Esses programas que se traduziram em enormes injeções de liquidez aos mercados, fizeram as moedas dos países emergentes subir em relação ao dólar; mas agora, diante da expectativa de que esses mecanismos sejam suspensos, as moedas locais começam a se desvalorizar.
Lagarde disse que, especificamente, a Europa e o Japão têm muito para ganhar de programas deste tipo, que também permitiram manter taxas ultra-baixas para fomentar o crédito e o investimento.