Economia

Oferta de crédito sobe 0,6% em julho e totaliza R$ 2,546 trilhões

Apesar da alta no mês, a participação de crédito no PIB caiu de 55,2%, em junho, para 55,1% em julho

postado em 29/08/2013 11:19
O volume de recursos aplicado no sistema financeiro nacional cresceu 0,6% em julho e totalizou R$ 2,546 trilhões. Apesar da alta no mês, a participação de crédito no Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 55,2%, em junho, para 55,1% em julho. A carteira com recursos livres não apresentou alta em julho.

[SAIBAMAIS]Essas operações contabilizam apenas as concessões de mercado, excluindo-se empréstimos de bancos estatais como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e linhas de créditos específicas como a aquisição da casa própria. A inadimplência com recursos livres também apresentou estabilidade nas três principais linhas: pessoa jurídica, pessoa física e total das operações de crédito.



Os atrasos superiores a 90 dias nas operações para pessoa jurídica foram de 3,5% em julho, o mesmo patamar de junho. Com relação a pessoa física, o nível de calote foi de 7,2%, também apresentando estabilidade contra o mês anterior. No saldo geral a inadimplência ficou em 5,2% na modalidade recursos livres, também sem apresentar variação ou confronto entre os meses de junho e julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação