Economia

Brasileiros estão pagando mais pela cesta de compras, diz estudo da CNC

Comércio registra crescimento nas vendas no primeiro semestre, porém a maior parcela, cerca de três quartos da alta, é consequência do aumento nos preços, que obriga os consumidores a desembolsarem mais, para adquirir a mesma coisa, e os lojistas a reduzirem a margem de lucro, para continuarem vendendo

Paulo Silva Pinto
postado em 01/09/2013 08:10
Comércio registra crescimento nas vendas no primeiro semestre, porém a maior parcela, cerca de três quartos da alta, é consequência do aumento nos preços, que obriga os consumidores a desembolsarem mais, para adquirir a mesma coisa, e os lojistas a reduzirem a margem de lucro, para continuarem vendendo

Os brasileiros mudaram o padrão de consumo nos últimos anos graças aos ganhos reais de salário. Em 2013, eles continuam deixando mais dinheiro no caixa de supermercados e lojas. Mas, agora, é por outra razão: estão pagando muito mais pela cesta de compras. A mudança fica clara em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) obtidos com exclusividade pelo Correio.

No primeiro semestre deste ano, os clientes deixaram R$ 393,7 bilhões nos caixas dos estabelecimentos de varejo. O aumento em relação ao mesmo período de 2012, de 11,3%, foi um pouco menor do que os 12,1% registrados naquele semestre em relação aos primeiros seis meses do ano anterior. Mas a composição desse crescimento é que foi completamente diferente.

Em 2012, 9,1 pontos percentuais de alta vieram de aumento na quantidade e na variedade de produtos vendidos, e apenas 3 pontos resultaram de elevação nos preços. Neste ano, a proporção se inverteu: a carestia abocanhou 8,3 pontos, ou três quartos da alta, enquanto o crescimento do volume de mercadorias foi responsável por 3 pontos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação