Economia

BRICS vão discutir criação de reserva comum sobre mercado de câmbio

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul devem se reunir na quinta-feira (5/6) na abertura do encontro de chefes de Estado e Governo do G20 em São Petersburgo

Agência France-Presse
postado em 02/09/2013 10:07
Moscou - Os países emergentes dos BRICS vão discutir, à margem da cúpula do G20, a criação de uma reserva comum de divisas a fim de se proteger da volatilidade do mercado de câmbio, indicou nesta segunda-feira (2/9) o ministro russo das Relações Exteriores. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul devem se reunir na quinta-feira (5/6) na abertura do encontro de chefes de Estado e Governo do G20 em São Petersburgo.

"Nossos líderes irão analisar a implementação de objetivos fixados durante a cúpula de Durban em março, relacionados a criação de um banco de desenvolvimento dos BRICS e a criação de reservas comuns de divisas", declarou Sergue; Lavrov, durante uma coletiva de imprensa à televisão. "Esse ;pool; de divisas permitirá lutar contra a influência negativa das flutuações dos mercados de câmbio para nossas economias", acrescentou o chefe da diplomacia russa.



Em um comunicado, a presidência sul-africana também indicou que o encontro dos BRICS será voltado particularmente "para o novo banco de desenvolvimento e ao mecanismo de reserva de divisas". Os países emergentes, Índia e Brasil à frente, enfrentam uma forte desvalorização de suas moedas desde o início do ano, com os investidores se voltando para os Estados Unidos na expectativa de um aumento das taxas de juros na primeira economia mundial.

Os bancos centrais de alguns países têm comprado em massa moeda local, usando suas reservas de divisas internacionais (sobretudo dólar e euro), para defender seu valor. Os BRICS concordaram em março em Durban, na África do Sul, com o princípio de criação de um banco de desenvolvimento comum destinado a financiar os investimentos e se livrar da dependência do Banco Mundial. Mas não conseguiu definir o montante que cada país depositará e a sua repartição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação