Economia

Após mais de dois anos em crise, Portugal confirma que saiu da recessão

No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto do país cresceu 1,1% na comparação com o trimestre anterior

postado em 06/09/2013 09:59
Lisboa - Portugal saiu de mais de dois anos de recessão no segundo trimestre, com um crescimento de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) na comparação com o trimestre anterior, confirmou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na segunda estimativa. O crescimento foi estimulado pelas exportações, motor da economia do país.

Em ritmo anual (comparação com o mesmo período de 2012), o PIB português registrou contração, no entanto, de 2,1%, segundo o INE. No primeiro trimestre, o PIB registrou contração de 0,4% - em ritmo anual a queda foi de 4,1%.



Portugal recebeu em maio de 2011 da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) um resgate de 78 bilhões de euros. Em troca, o governo de centro-direita se comprometeu a aplicar um programa de duros cortes e de rigor orçamentário que teve por consequência um agravamento da recessão e do desemprego.

Segundo as previsões oficiais, a economia lusitana deve registrar contração de 2,3% em 2013 e o desemprego deve superar 18% ao fim do ano. Mas o governo aposta em uma recuperação em 2014, com crescimento de 0,6% do PIB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação