Economia

China está entre os três maiores investidores do mundo em 2012

Segundo o governo, os investimentos diretos do gigante asiático no exterior subiram 17,6% no ano passado em comparação com 2011, a 87,8 bilhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 10:47
Pequim - A China se converteu em um dos três maiores investidores mundiais pela primeira vez no ano passado, quando seu investimento no exterior alcançou um novo recorde, indicou o governo nesta segunda-feira (9/9). Os investimentos diretos do gigante asiático no exterior subiram 17,6% no ano passado em comparação com 2011, a 87,8 bilhões de dólares, segundo um comunicado conjunto do Ministério do Comércio, do Escritório Nacional de Estatísticas e da agência que controla as reservas de divisas estrangeiras no país.

[SAIBAMAIS]Em seu conjunto, os investimentos diretos transnacionais caíram 17%. Assim, o aumento comparativo da China o converte em um dos três principais investidores, indicou em um comunicado, no qual não especificou quais eram os dois outros. O aumento do ano passado representou uma aceleração importante em comparação com os 8,5% em 2011, quando a recuperação econômica global era frágil ante a crise financeira na Europa e nos Estados Unidos.



Pequim encorajou as empresas chinesas a "se desenvolverem em nível internacional" com a economia na frente, à medida que o país busca garantir o fornecimento de matérias primas em nível mundial e ampliar sua quota no mercado mundial. O governo fixou o ambicioso objetivo de aumentar os investimentos diretos no exterior a um ritmo de 17% anual até 2015, para superar nesta data os 150 bilhões de dólares anuais. No fim de 2012, o total acumulado de participações chinesas no exterior representava 531,9 bilhões de dólares, razão pela qual se situava na 13; posição em nível mundial, segundo o comunicado publicado nesta segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação