Jornal Correio Braziliense

Economia

Irmãos Koch compram fábrica de eletrônicos Molex 7,2 bilhões de dólares

Os irmãos Koch, que comandam um império industrial são muito conhecidos nos Estados Unidos por suas atividades políticas a favor dos republicanos e pela oposição ao governo de Barack Obama

Nova York - O fabricante americano de componentes eletrônicos Molex anunciou nesta segunda-feira (9/9) que foi adquirida pelos irmãos Charles e David Koch por 7,2 bilhões de dólares. Os irmãos Koch, que comandam um império industrial (refinarias, produtos químicos, oleodutos) são muito conhecidos nos Estados Unidos por suas atividades políticas a favor dos republicanos e pela oposição ao governo do presidente Barack Obama.

A negociação já foi aprovada pelos conselhos de administração da Molex e da Koch Industries, assim como por investidores que representam 32% da empresa e que incluem executivos da mesma e membros da família Krehbiel, que controla a Molex. Após a operação, a Molex deve virar uma filial da Koch Industries e continuará sob a atual direção.



Duzentos e oitenta e três ex-funcionários da fábrica francesa da Molex, demitidos em 2009, lutam nos tribunais contra a empresa. Na apelação, conseguiram o reconhecimento da responsabilidade da matriz no fim da fábrica de Villemur-sur-Tarn (Haute-Garonne) e agora exigem 22 milhões de euros por danos e indenizações.