Economia

Montadora alemã Mercedes-Benz confirma nova fábrica no Brasil

Nova planta deve ficar em Santa Catarina ou São Paulo

postado em 09/09/2013 19:49

Frankfurt - O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, anunciou nesta segunda-feira (9/9), na avant premi;re do maior Salão do Automóvel do mundo, o IAA de Frankfurt, que a empresa alemã irá instalar uma fábrica no país. A decisão sobre a localização da nova planta que produzirá a plataforma compacta da montadora está entre Santa Catarina e São Paulo.

O Nordeste, com os estados da Bahia e de Pernambuco, entraram na lista de intenções dos alemães, mas prevaleceu a investida econômica no Sul e Sudeste, assim como o desejo da matriz na Alemanha, que conta com uma fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, São Paulo, e apronta a unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para atender ao mesmo mercado de leves e pesados.


O investimento inicial para a construção da nova fábrica não foi revelado pelo executivo, mas Schiemer garantiu que a Mercedes-Benz aprendeu muito com o projeto descontinuado de Juiz de Fora, quando lá foi produzido o primeiro modelo do Classe A. ; Vamos fazer uma escala de produção por etapas, montando todos os processos", declarou ao Vrum.

O primeiro veículo de uma série de três modelos deverá ser o utilitário-esportivo GLA, que será mundialmente apresentado no Motor Show de Frankfurt. O GLA deriva da plataforma do atual classe A, vendido no Brasil por R$ 100 mil.

Philipp Schiemer aproveitou para falar da expansão da rede, que conta com atuais 23 pontos de vendas no Brasil, para aproximadas 50 concessionárias. Brasília, assim como Recife, provavelmente estarão na rota de ampliação da marca, sendo a capital pernambucana a cidade de referência no crescimento que gira em torno da região Nordeste para a indústria automotiva.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação