Jornal Correio Braziliense

Economia

Venda de motos cresce 22,3% em relação a mês anterior, informa a Abracido

De janeiro a agosto, 1,01 milhão de unidades foram emplacadas %u2013 queda de 10,3% sobre o mesmo período do ano passado



A grande expectativa dos fabricantes é a de atrair mais consumidores por meio das novidades a serem expostas no Salão Duas Rodas, em outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, na zona norte da cidade, de acordo com o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves. Ele lembrou que o setor iniciou o ano com a projeção de crescer 3,5%.;Buscamos pelo menos empatar com o resultado do ano passado.;

O executivo acredita na possibilidade de os fabricantes conseguirem escoar 1,6 milhão de unidades nas concessionárias do país. Na avaliação dele, o que falta para aquecer ainda mais o setor no mercado interno são linhas flexíveis de crédito, pois quase a metade dos consumidores está na faixa de ganhos até quatro salários mínimos e tem dificuldade de conseguir financiamentos.

;A motocicleta é um veículo de inclusão social e tem sido um bem de geração de renda ao ser usada por motofretista e mototaxistas, principalmente, no Nordeste do país;, explicou José Eduardo. De acordo com ele, a frota na região atingiu 5,2 milhões com expansão cinco vezes maior em relação à de 2002. No mesmo período, a média de crescimento no país foi 3,5 vezes.

Em relação às vendas externas, o movimento aumentou 45,7% sobre julho e 7,4% sobre agosto de 2012. No acumulado desde janeiro, houve crescimento de 0,6% com 68.063 unidades.