Economia

Salão do Automóvel da Alemanha: expectativas para o Brasil

O mais festejado salão automobilístico do mundo completa 116 anos recheado de atrações

postado em 10/09/2013 19:33
Frankfurt (Alemanha) ; O maior salão do mundo reúne pelo menos 40 marcas. E como tem ocorrido em eventos semelhantes, o foco é a sustentabilidade e a economia de combustível. Grandes marcas apresentaram principalmente híbridos ou elétricos com autonomia maior. É o caso do primeiro compacto elétrico de série da BMW, o i3. Ele foi lançado no mês passado, mas só chega por aqui no ano que vem, e lá para o fim do segundo semestre ; o carro roda até 160km.

Porsche 918 Spyder

E os supercarros? O que tem chamado a atenção é o super-híbrido 918 Spyder, da Porche. São duas versões (uma de rua e outra para corridas) que devem custar entre US$ 845 mil e US$ 929 mil (sem previsão para o Brasil). Também há várias reestilizações, como a primeira do Peugeot 3008 ; que virá em 2014. O mais festejado salão automobilístico do mundo é bem velhinho: tem 116 anos e está 65 edição. Será aberto ao público amanhã.

Volkswagen Golf: modelo a partir de R$ 67,9 mil

O Golf camisa 7
Um dos grandes destaques do Salão de Frankfurt é um carro que se prepara para voltar agora em setembro ao Brasil: a sétima geração do Volkswagen Golf, vai custar entre R$ 67.990 até R$ 99 mil, dependendo das configurações. A vinda do modelo ao Brasil, sucesso em todo mundo, parou na quarta geração.

VW up! (na frente) e Golf (atrás)

Um chega, outro sai
Até o fim do mês chega o up. Terá motores 1.0 e 1.4 e será o primeiro nacional construído sobre a plataforma NFS (New Small Family, a nova família de pequenos). O up elétrico, que gasta 3 euros a cada 100km rodados, também deu as caras, mas dificilmente virá tão cedo para essas bandas. A VW também reconheceu que o Polo sairá de linha este ano.

Audi A3 cabriolet: motores de 141cv a 182cv

A3 sem capota
Quem ganhou um versão conversível foi A3, da Audi. Novidades? Só algumas nos tamanhos: o entre-eixos, por exemplo, está 2cm maior; a largura aumentou para 1,79m; o comprimento, para 4,42m. Com isso, o porta-malas garante 60 litros a mais (de 227l para 287l). Os motores são start-stop e vão de 141cv a 182cv (a gasolina). A capota, de tecido, abre ou fecha em 18 segundos. Outros destaque são garantidos pela tradição: o multimídia com tela sensível ao toque e o fino acabamento em couro nos bancos e no volante. Não há previsão de chegada ao país. O que se comenta é que o A3 normal seria fabricado no Brasil.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação