Economia

Telefônica Vivo lança conexão por fibra óptica para empresas no DF

O serviço, que abrange as regiões da Asa Sul, da Asa Norte e da Esplanada dos Ministérios, conta com velocidades de 2MB a 100MB

postado em 19/09/2013 08:00
O mercado de conexão por meio de cabos de fibra óptica em Brasília vai ganhar mais um concorrente. A Telefônica Vivo anunciou nesta quinta-feira (19) o lançamento de seu serviço, visando exclusivamente o mercado corporativo e de olho em empresas de pequeno, médio e grande porte, além, é claro, do governo. Com isso, o grupo espanhol chega com força para concorrer com a Embratel e a Oi, que já oferecem a solução na capital.

No total, a rede da operadora irá cobrir uma área de 25 km que abrange as regiões da Asa Sul, da Asa Norte e da Esplanada dos Ministérios. A velocidade da conexão IP ofertada varia de 2MB a 100MB, com planos que custam a partir de R$ 1,7 mil.

Além dos serviços de banda larga para conexão à web, o cliente corporativo poderá montar um plano customizado de acordo com as necessidades de negócios que incluem soluções de VoIP, cloud computing, sistemas modulares de segurança da informação e serviço de proteção contra ataques. "A ideia é que o cliente possa montar todo o pacote que desejar, incluindo a parte que se refere à segurança, com diferentes níveis de proteção", explica o diretor-regional de pequenas e médias empresas da Vivo no Centro-Oeste, Adalmir Assefe.

"Contamos com um backbone (a espinha dorsal da rede de internet) próprio e independente, o que nos permite entregar uma conexão dedicada e uma banda larga simétrica, ou seja, a mesma velocidade para download e para upload;, conta o diretor responsável pelos contratos de grandes empresas da Vivo, Fausto Pires.

A empresa não tem previsão de quando irá lançar o serviço de fibra óptica para clientes finais. "Neste primeiro momento estamos entrando só no mercado corporativo, mas nada impede que, no futuro, possamos trazer a solução para pessoas físicas. Tudo vai depender da demanda e de alguns estudos, mas sabemos que Brasília tem bastante potencial", comenta Pires. A companhia pretende lançar o serviço de fibra óptica para o mercado corporativo até o fim do ano em outros mercados do país, como Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

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