Agência France-Presse
postado em 20/09/2013 19:32
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo caíram com força nesta sexta-feira (20/9) em Nova York, devido a uma diminuição dos riscos sobre a oferta no Oriente Médio e as perspectivas sombrias da demanda de petróleo dos Estados Unidos, primeiro consumidor mundial.O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro perdeu 1,72 dólar no New York Mercantile Exchange (Nymex), fechando em 104,67 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em novembro fechou em alta de 46 centavos a 109,22 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
[SAIBAMAIS]Os investidores foram sensíveis ao apaziguamento das tensões em vários países do Oriente Médio, região que fornece 35% das exportações mundiais de petróleo. Além disso, o mercado "acompanha de perto a evolução" da situação no Irã pela divergência com potências ocidentais sobre seu controverso programa nuclear, disse John Kilduff da empresa Again Capital.
Leia mais notícias em Economia
Com a aproximação da Assembleia Geral da ONU, Washington e Teerã multiplicaram o efeito dos sinais mútuos de interesse, com gestos tímidos que geram esperança de uma retomada do diálogo entre os países, inimigos há 30 anos. Uma melhora das relações entre Irã e os países ocidentais poderia levar à suspensão das sanções contra Teerã, entre elas um embargo sobre as exportações de petróleo. Isso permitiria o Irã retomar sua produção, que Kilduff estimou em 1,2 a 1,4 milhão de barris diários, mas, além disso, deveria levar em conta a "grande quantidade de reserva de petróleo" que o Irã tem, "que poderia afluir para o mercado", explicou o especialista.
Ao mesmo tempo, os investidores antecipam uma queda da demanda nos Estados Unidos nas próximas semanas. "Entramos na temporada de manutenção das refinarias, o que significa uma diminuição da demanda de petróleo", disse o analista Andy Lipow.